Rickson Gracie critica banalização da faixa e fase atual do Jiu-Jitsu: ‘Está perdendo a eficácia’

Por: Daniel Tatame

652x435
Para Rickson Gracie, o Jiu-Jitsu está perdendo sua eficácia e sendo banalizado (Foto Tatame)

Rickson Gracie é um dos nomes mais importantes da história do Jiu-Jitsu mundial. Por isso, poucas pessoas são tão gabaritadas quanto ele para falar do panorama atual da modalidade ao redor do mundo. Em entrevista à TATAME, Rickson deixou claro que a situação atual lhe incomoda, pois ele acredita que as intenções comerciais estão sendo sobrepostas à filosofia da arte suave.

“O Jiu-Jitsu está perdendo a eficácia. O que vejo nas competições e academias é o fomento do Jiu-Jitsu competitivo e uma constante diminuição da arte como defesa pessoal. A maioria dos atuais campeões é eficiente na conquista da medalha, mas nem tanto no esporte em si. A finalidade não é ser o melhor lutador: é ganhar a medalha. Se continuar assim, o Jiu-Jitsu será como o Caratê ou como o Judô – algo específico para o esporte – e desalinhado com a defesa pessoal”, afirmou.

O lendário lutador também comentou sobre a banalizaçao da graduação de faixas no Jiu-Jitsu, um assunto que incomoda muita gente casca-grossa da arte-suave, o que é apenas mais um aspecto do enfoque comercial que a modalidade vem ganhando com o passar dos anos.

“É um absurdo. Não pode existir graduação online. Inclusive, depois que li uma reportagem do Rener falando da Gracie University, dizendo que graduava faixas-azuis pela internet, tive um confronto com ele. Eu falei que, caso ele continuasse a fazer isso, que eu denegriria a imagem dele, falaria que ele era um charlatão. E, depois disso, ele reconsiderou a ideia, não faz mais isso. A faixa azul é a mais importante do Jiu-Jitsu. Da branca para a azul, é a fase do esclarecimento. O faixa-azul precisa ser um cara confiante de que é um casca-grossa, de que pode segurar a peteca. E, para isso, não pode pegar faixa pela internet”, disse o Samurai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s